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Como converter seus leads em vendas Recorrentes

Como Converter seus leads em vendas Recorrentes

Como Empreendedor, você sabe a importância de captar e converter seus leads em vendas recorrentes, ainda mais, porque são eles que mantém o seu negócio funcionando e literalmente pagam as suas contas.

Mas, como captar leads qualificados? Como separar clientes comuns de prospectos? Como transformar estes clientes em potencial em vendas reais? Estas e demais questões você verá em detalhes a partir de agora!

Na prática, o Que são Leads?

A geração de leads (ou lead generation em inglês) é o conjunto de métodos e táticas que permitem captar contatos qualificados para vendas.

Um lead é um contato comercial (literalmente, um lead de vendas) que expressou interesse em seu produto ou serviço. Este interesse é manifestado quando o este futuro cliente deixa voluntariamente os seus dados de contato (como endereço de email, número de telefone, etc.) em troca, por exemplo, de um ebook grátis ou um cupom de desconto.

Por que a geração de leads é importante?

A geração de leads ou lead generation, como dizem os profissionais de marketing, é a base do crescimento do seu negócio. Esta é a primeira etapa do processo de captação do cliente e traz muitos benefícios como:

  • Com os processos de qualificação certos, ajuda as empresas a visar os melhores clientes potenciais desde o início e, portanto, encurtar o ciclo de vendas e economizar tempo;
  • Especialmente com o inbound marketing, uma boa estratégia de geração de leads aumenta o conhecimento da marca de forma orgânica;

Isso cria oportunidades para melhorar sua jornada de conversão aumentando consideravelmente a quantidade de vendas diárias.

Como gerar uma boa quantidade de leads?

O principal responsável pela geração de uma quantidade razoável de leads é o conteúdo. Ele vai trazer mais visitantes ao seu site ou blog, aumentar o engajamento, transformando-os em leads, a partir daí, você só precisará trabalhar este visitante para transformá-lo em cliente potencial.

Crie e otimize suas páginas de destino

Atrair novos visitantes com uma mensagem eficaz é inútil se você não tiver nada para convertê-los. Assim, para gerar leads, é importante pensar na criação e otimização de suas landing pages (landing page), portanto:

  • Preste atenção ao design de sua página;
  • Trabalhe bem as suas palavras chave;
  • Cuide de seus formulários de captura;
  • Adicione depoimentos de outros clientes;
  • Destaque bem os benefícios da sua oferta;
  • Faça testes A / B para melhorar sua taxa de conversão.

Crie formulários eficazes para a geração de leads qualificados

Se os visitantes vierem até você, isso é um bom sinal, tudo o que resta é convertê-los em leads. Para isso, o formulário é um clássico para geração de leads. Eles são onipresentes na web e todos têm o mesmo objetivo: coletar informações valiosas sobre os clientes em potencial.

A geração de leads inevitavelmente passa por formulários, portanto, otimizá-los para conversão é uma prioridade, assim:

  • Mantenha o formulário o mais simples possível e contextualize-o para o objetivo desejado;
  • Limite o número de campos a serem preenchidos ao estritamente necessário;
  • Indique rótulos claros e campos obrigatórios;
  • Use os campos pré-preenchidos para facilitar a tarefa;
  • Use formas progressivas quando for relevante;
  • Adapte os formulários de acordo com a jornada de compra;
  • Use CTAs (chamadas para ação) curtas e impactantes com verbos de ação como ter, ganhar, garantir, etc.

Qual é a diferença entre um contato normal e um cliente em potencial?

A principal diferença entre esses dois termos está no grau de maturidade. Obviamente, ninguém se transforma de um simples visitante de um site a um cliente em potencial com apenas um clique.

Um contato simples é apenas um mero visitante do seu site, neste caso sua empresa possui apenas informações básicas, é alguém que já manifestou interesse.

Já um cliente em potencial é alguém que já demonstrou interesse e agora precisa saber mais sobre produto ou serviço, é alguém que está pensando seriamente em fechar negócio. Trazendo para o Marketing Digital, este é o que chamamos de Lead Qualificado

Em outras palavras, os clientes potenciais são, portanto, clientes potenciais com a capacidade de se tornarem clientes.

Como converter seus leads em vendas Recorrentes

Inicialmente algumas ações irão garantir uma boa quantidade de leads ao seu negócio, a partir daí, é importante trabalhar bem nelas para converter seus leads em vendas recorrentes, alguma destas ações são:

1 – Crie um blog e uma estratégia de marketing de conteúdo

Um blog é uma parte essencial de uma estratégia de geração de leads. Na verdade, um conteúdo de qualidade aumenta suas chances de aparecer nos motores de busca e, mecanicamente, suas chances de converter estes leads.

Aqui estão alguns exemplos dos tipos de conteúdo que você pode usar para melhorar sua conversão: 

  • Mantenha seu blog sempre atualizado em temas que interesse seu cliente em potencial;
  • Publique estudos de casos, clientes que estão satisfeitos com seu produto ou serviço;
  • Crie e ofereça gratuitamente ebooks e outros materiais gratuitos relacionados ao seu produto;
  • Crie tutoriais, dicas ou minicursos que ajudem os futuros clientes a se beneficiar do seu produto ou serviço;
  • Greve ou publique vídeos de sua oferta; 
  • Se possível ofereça testes gratuitos ou demonstração do produto.

2 – Crie CTAs atraentes

Converter seus leads em vendas - Crie CTAs atraentes

Se você tem um post em seu blog bem organizado, escrito corretamente, mas, este não possui uma boa chamada para ação (CTA), dificilmente haverá alguma conversão. 

Uma CTA permite ao usuário ler o conteúdo, mas também indica o próximo passo. Em outras palavras, direciona o caminho que seu futuro cliente deve seguir. Você pode utilizar as mais variadas formas de CTAs como:

  • Baixar um documento;
  • Assinar um boletim informativo;
  • Incentivar o usuário a ler um artigo complementar para aumentar o tempo de permanência no site;
  • Adicionar um produto ao seu carrinho de compras;
  • Solicite mais informações;
  • Solicitar uma cotação ou orçamento, etc.

3 – Use a venda social

Seja qual for o seu público-alvo, eles estão em pelo menos uma rede social. As redes sociais são alavancas poderosas que oferecem a possibilidade de levar sua comunicação a um público-alvo (organicamente ou por uma taxa).

De acordo com a Pinpoint Market Research, 64% dos profissionais de marketing geram leads por meio do LinkedIn. Enquanto, 72% vem de plataformas como Facebook e Instagram.

Alimente a página do seu negócio regularmente, e entre as postagens, publique conteúdos relacionados ao seu produto ou serviço, linkando diretamente para sua página de captura de leads.

4 – Crie campanhas de Email Marketing

Uma pesquisa da MailChimp mostrou que cada usuário ativo da internet abre seu email pelo menos uma vez ao mês, portanto, isso mostra que o marketing por email é uma das formas mais lucrativas de gerar leads e converter seus leads em vendas. É uma ferramenta de marketing eficaz para adquirir, reter e converter seus clientes potenciais em clientes.

5 – Tenha um canal ativo no Youtube

Foi-se o tempo em que ter e manter um canal no Youtube era necessário aparecer, além de saber gravar e editar vídeos profissionalmente.

Hoje você pode ter um canal ativo e publicar conteúdos dinâmicos que demonstrem todos os benefícios do seu produto ou serviço. Publique depoimentos de outros clientes, dicas de uso, manutenção, tutoriais rápidos, etc.

6 – Melhore as conversões em seu site

O sucesso da sua estratégia digital depende inevitavelmente do aprimoramento do seu site. Nessa melhoria, a taxa de conversão é central e deve ser monitorada regularmente para melhorá-la.

Melhore as conversões em seu site

Aqui estão algumas dicas práticas que podem ajudá-lo a melhorar sua taxa de conversão e impactar seus resultados financeiros:

  • Otimize seu site tecnicamente, se possível invista em SEO;
  • Melhore a velocidade do site;
  • Otimize a versão móvel do seu site (compatível com dispositivos móveis);
  • Simplifique a experiência do usuário e a ergonomia do seu site; 
  • Faça uma campanha de teste A / B.

Como ganhar dinheiro todos os dias

Você viu aqui que é possível gerar e converter seus leads em vendas recorrentes, mas, porém, ainda existem alguns macetes e segredinhos que são necessários para fazer tudo funcionar direito.

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