O Marketing Digital possui inúmeras ferramentas e técnicas que ajudam a atrair, converter e fidelizar clientes, diante disso, reuni aqui os 10 melhores gatilhos mentais para vendas que você poderá utilizar para turbinar o faturamento do seu negócio, confira!
TOP 10 Gatilhos Mentais para vendas que você precisa conhecer
1 – Ofereça algo de graça
Quem não ama coisas gratuitas? Se você fosse apresentado a produtos semelhantes que dessem os mesmos resultados, e um fosse barato o suficiente e o outro oferecesse uma avaliação gratuita de 30 dias, qual você acha que escolheria?
Oferecer algo de graça é o tipo de estímulo que pode fazer o desconhecido parecer menos assustador. Portanto, ofereça um bônus gratuito juntamente com seu produto, ele vai agregar valor e reduzir as barreiras mentais e físicas que por ventura seu cliente tenha ao experimentar algo novo.
2 – Use as novidades
As pessoas estão dispostas a pagar por versões novas e aprimoradas. Na verdade, é mais do que vontade — eles querem de fato.
Isso acontece porque o neurotransmissor dopamina é liberado em nosso cérebro quando tentamos coisas novas, o que nos dá uma sensação de prazer.
É por isso que as pessoas adoram atualizações, melhorias, novos recursos e inovações. Você não precisa adicionar um novo produto à sua oferta, basta adicionar um novo recurso ou alterar a maneira como algo funciona (só não se esqueça de informar seus clientes sobre isso!).
3 – Aproveite as avaliações dos clientes
Da nossa lista de gatilhos mentais para vendas, as avaliações dos clientes são as mais eficazes para gerar autoridade online. Elas comunicam que o cliente que está analisando seu conteúdo de marketing não é o único interessado nele; outra pessoa usou e aprovou!
Como mostra a pesquisa do Baymard Institute, especialista em analisar o comportamento e a experiência dos usuários na internet, cerca de 95% dos usuários consideram as avaliações uma fonte confiável ao avaliar um produto ou ao querer saber mais sobre ele.
Portanto, é bastante óbvio o impacto que eles têm em influenciar os compradores de primeira viagem em particular. Comentários jogam na mentalidade de rebanho. A grande maioria são seguidores e não querem ser os primeiros a experimentar algo.
Você pode mostrar o feedback do cliente em praticamente todos os lugares: em seu site, em perfis de mídia social ou até mesmo usá-los em campanhas de e-mail ou planilhas de dados.
As possibilidades são infinitas para alavancar o feedback positivo para aumentar a confiança em sua marca ou produto(s). O resultado psicológico disso é que as perspectivas de ver pessoas compartilhando experiências positivas são mais inclinadas a comprar de você do que aqueles que não as lêem.
Além disso, os clientes que veem essas avaliações também podem querer deixar uma avaliação, ajudando você a aumentar suas classificações.
4 – Adicione uma opção de preço “Recomendado”
É bastante razoável sugerir uma opção de preço a um visitante porque, quando ele não consegue decidir, não compra. Isso não significa que você precisa recomendar o pacote de nível básico. Incentive-os a comprar o pacote médio ou superior. Há um bom equilíbrio entre não ultrapassar seus limites, mas encorajá-los a avançar um pouco.
5 – Use a curiosidade
A curiosidade é dos gatilhos mentais para vendas mais utilizados. As pessoas são tão inerentemente curiosas que, uma vez que tenham apenas um pouco de informação, se essa informação despertar seu interesse o suficiente, elas não podem deixar de querer mais.
Então dê a eles uma coceira que eles devem coçar; comece uma história, mas não a termine. Deixe a curiosidade delas movê-las na direção que você deseja que eles sigam – uma venda.
6 – Adicione um senso de escassez/urgência
As pessoas amam ser as primeiras ou as únicas a conseguir algo. Nós egoisticamente, e inconscientemente, adoramos superar os outros.
Então, se você puder posicionar algo de uma maneira que implique que apenas algumas/um número limitado de pessoas terão acesso a ele, você venderá mais.
Ofertas por tempo limitado aumentam esse senso de urgência. Eles, juntamente com descontos e frete grátis, aumentarão as vendas imediatamente.
7 – Use a Psicologia das cores
Este é um dos meus gatilhos mentais para vendas preferidos. Você sabia que as cores desencadeiam mais emoções do que palavras?
Como tal, a cor vermelha está associada à energia e paixão, o laranja está associado à diversão, positividade e boa saúde, o amarelo ao otimismo e alegria e o azul à confiança.
As cores definem nossos humores e têm o poder de influenciar nossas respostas, então você deve usá-las para transmitir sua mensagem de forma eficaz.
Além disso, o cérebro processa informações visuais 60.000 vezes mais rápido que o texto! A psicologia das cores é uma ótima maneira de ajudá-lo a prever e orientar as escolhas que seus clientes farão para que você possa vender mais.
8 – As pessoas preferem o simples
Soluções fáceis, rápidas e eficazes combinam bem com as pessoas. Mas, as pessoas ainda querem bons resultados, então a facilidade não pode ter um custo.
Psicologicamente falando, a mente humana está mais inclinada à simplicidade do que à complexidade, por isso as pessoas tendem a evitar aquelas situações que sobrecarregam sua carga cognitiva.
De acordo com a Teoria da Simplicidade, o interesse dos indivíduos é desencadeado por situações simples. Essa teoria pode ser muito bem aproveitada em vendas e marketing. Seja sobre o produto em si ou sobre a experiência da marca, os clientes procuram experiências minimalistas.
Observe que a simplificação não se limita a eliminar etapas (na página de checkout, por exemplo) ou esclarecer a linguagem. Também se refere ao mapeamento da jornada do cliente, identificando pontos problemáticos e abordando-os com uma solução amigável que facilite a vida do usuário.
A simplificação também se refere à criação de uma experiência de marca holística e perfeita, na qual os clientes podem navegar facilmente por conta própria, sem encontrar barreiras.
9 – Venda benefícios, não recursos
As empresas têm a tendência de anunciar os recursos que criaram para seu produto. Afinal, é por causa desses recursos que as pessoas verão resultados, certo? O problema é que as características não têm conexão emocional; eles são puramente lógicos.
As pessoas se preocupam com seus próprios problemas e como você pode resolvê-los. Vender os benefícios é o que ajuda as pessoas a realmente entenderem como o produto melhoraria sua vida. Ao fazer isso, você joga com as emoções das pessoas e inspira felicidade.
10 – Conheça o Grande Plano T30D
O Plano T30D é um método de treinamento onde você aprenderá todos os macetes e técnicas do marketing digital para turbinar suas vendas e manter um negócio online de sucesso.
Baseado em métodos comprovados, você será capaz de criar os melhores gatilhos mentais para vendas e transformar o seu negócio em uma verdadeira máquina de vendas. Portanto, não perca mais tempo, inscreva-se já, pois as vagas são extremamente limitadas!