Hoje, com apenas alguns cliques, um cliente pode decidir comprar um produto ou serviço de uma empresa concorrente. Diante de mais e mais ofertas, os clientes são cada vez mais voláteis. Portanto, você verá abaixo algumas dicas para fidelizar clientes que farão toda a diferença nas suas vendas.
O Que é fidelidade de clientes?
Elaborar estratégias, implementar e gerenciar um programa de fidelidade eficaz não é tarefa fácil, mas é uma das melhores maneiras de atrair, envolver e manter seus clientes satisfeitos. Portanto, a questão da fidelização é inevitável, especialmente se você tem um negócio na internet.
A fidelidade é o compromisso do cliente com sua marca. Um cliente fiel sempre escolherá sua marca em detrimento de seus concorrentes, seja pelo excelente atendimento ao cliente, pela incomparável escolha de produtos ou por outros motivos que permitem que você se diferencie.
Os clientes fiéis são o ativo mais valioso que uma marca deve manter. Na verdade, os clientes recorrentes gastam em média 67% a mais do que os clientes que descobrem sua marca.
Além disso, atrair novos clientes pode custar cinco a dez vezes mais do que vender para os clientes existentes, o que significa que um programa de fidelidade é uma das maneiras mais lucrativas de uma marca aumentar seu ROI (Retorno sobre o Investimento).
10 Dicas para fidelizar clientes
Uma boa estratégia de fidelização permite, entre outras coisas, que a sua empresa aumente os seus lucros e desenvolva uma posição dominante perante os seus concorrentes. Confira agora as melhores dicas para fidelizar clientes já na primeira venda:
1 – Ofereça descontos
Usando as tecnologias de análise mais recentes, os comerciantes podem oferecer a seus clientes descontos em produtos que compram regularmente, bem como produtos que complementam as compras anteriores.
Seja para estudantes ou idosos, oferecer um desconto exclusivo é uma ótima maneira de reconhecer (e reter) segmentos-chave de sua base de clientes.
2 – Recompense-os
As recompensas podem ser uma meta que o cliente estabeleceu para si mesmo ou uma surpresa agradável. Você também pode oferecer frete grátis para pedidos acima de um determinado valor ou oferecer um bônus que complementa o produto.
3 – Crie um sistema de pontos
Com os sistemas de fidelidade atuais, os comerciantes podem oferecer diferentes tipos de pontos de recompensa aos clientes, dependendo de suas compras, status e outras características.
4 – Configure um sistema de assinatura
Um programa de assinatura não apenas mantém o cliente por um período de tempo, mas também fornece ao cliente benefícios que ele talvez não receba em nenhum outro lugar.
5 – Colete avaliações do cliente
Deixar seus clientes saberem que você valoriza seus comentários mostra que você está comprometido em se aprimorar constantemente para atendê-los melhor.
Há muitas maneiras de solicitar uma avaliação, mas a mais eficaz é fazê-lo imediatamente após interagir com o cliente.
Por exemplo, depois do pedido recebido, você poderá enviar ao cliente um e-mail para saber como foi a chegada do produto ou o acesso ao serviço. Se você deseja que um cliente compartilhe sua avaliação, é importante que ele possa fazer isso de forma simples e rápida.
6 – Agradeça sempre
Um simples “obrigado” é o suficiente! Muitas lojas como a Amazon e Etsy enviam agradecimentos sinceros após cada compra. É uma forma de romper a barreira impessoal do comércio eletrônico e lembrá-los de que existe um ser humano agradecido do outro lado.
7 – Personalize seu marketing
A personalização do marketing é uma das dicas para fidelizar clientes que mais trazem bons resultados a curto prazo. Tornou-se uma das formas mais eficazes de chamar a atenção dos clientes.
A personalização pode ser feita facilmente com os dados de seus clientes existentes. Você pode usar o histórico de compras de um cliente para personalizar ofertas, descontos e promoções de acordo com suas necessidades e gostos.
Você também pode começar personalizando seus e-mails. É uma tática simples que compensa muito. De acordo com um teste feito pela empresa Active Trail, os e-mails personalizados têm:
- 27% mais taxa de cliques;
- 11% mais taxa de abertura;
- Taxas de transação 6 vezes mais altas;
- Um ROI médio de 122%.
8 – Manter um relacionamento humano
Mesmo na era digital, as interações individuais são altamente valorizadas. Bate-papos online e correspondência por e-mail funcionam em muitas situações, mas nada supera o relacionamento humano.
79% dos consumidores dizem que interagir com um ser humano é uma parte importante de sua experiência. Isso nos mostra que, embora as interações virtuais sejam sempre apreciadas, ter um atendente humano para falar diretamente com o cliente faz toda a diferença.
9 – Seja honesto
O erro é humano. Pense em todas as violações de dados que algumas das maiores marcas enfrentaram nos últimos anos. O que aprendemos com essa experiência é que a honestidade é sempre a melhor política.
Se uma empresa não corrigisse um pequeno erro em um pedido ou algo mais sério, como uma violação de dados, como o cliente se sentiria ao perceber o problema? É provável que ele perca todo o senso de confiança na empresa e converse com seus amigos e familiares sobre a experiência negativa.
Seja qual for o problema, seja honesto com seus clientes. Lidar com um problema ou ignorá-lo completamente não deixa ninguém confortável. Um simples e-mail reconhecendo que houve um erro e indicando como corrigi-lo pode ser suficiente para manter a fidelidade de seus clientes.
10 – Conheça o Grande Plano T30D
Todas as dicas para fidelizar clientes listadas acima podem ser implementadas de maneira fácil e eficaz por meio de um treinamento profissional que vem ajudando centenas de Empreendedores, estou me referindo ao Plano T30D.
Trata-se de treinamento 100% online que lhe ensinará na prática como criar e manter um negócio online profissional. Você aprenderá a rastrear as informações do cliente, como aniversários, hábitos de compra, histórico de transações e qualquer comunicação que eles tenham com sua empresa.
Aprenderá a criar programas de recompensas que beneficiem segmentos específicos de clientes, ao mesmo tempo que impulsionam a fidelidade e aumentam as suas vendas, permitindo vendas diárias e ganhos recorrentes.
O Plano T30D fornece a você todas as dicas, estratégias e macetes que precisa para se manter competitivo, atender às demandas dos consumidores e aumentar seus lucros.
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